Dica do dia: Rinoplastia

É uma cirurgia feita com o objetivo de remodelar o nariz, seja para fins estéticos, para mudar seu ângulo, torná-lo menor ou maior, mais fino ou mais largo, corrigir defeitos, desentortá-lo, ou seja para fins funcionais, para corrigir funções prejudicadas, problemas respiratórios e traumas. Além da parte estética, esta cirurgia pode ao mesmo tempo corrigir certos problemas, como o de congestão nasal crônica, por exemplo, e isso é comum de ser observado no caso de narizes tortos que são modificados para ficarem mais retos.

Este procedimento só pode ser feito por pessoas que já tenham o nariz completamente formado, sendo que isso ocorre pelos 15 ou 16 anos em meninas e pelos 18 anos nos meninos. As cicatrizes da rinoplastia dependem do procedimento feito e na maioria das vezes, os cortes são feitos na parte interna da cavidade nasal, não deixando, portanto, cicatrizes visíveis.

Por outro lado, há casos em que é necessário fazer cortes internos: na columela ou então nas asas do nariz, quando a rinoplastia é feita para reduzir a abertura das narinas e, consequentemente, a largura de todo o nariz. Mas não se preocupe, as cicatrizes na parte externa do nariz são quase imperceptíveis, sendo que em alguns casos ficam praticamente invisíveis a olho nu.